A Amazon manteve o seu título de marca de varejo mais valiosa do mundo no Ranking 2017 BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands, lançado pela WPP e Kantar Millward Brown.
A marca também teve o crescimento mais rápido no BrandZ Retail Top 20, acima de +41% (US$ 40,1 bilhões), ano a ano, graças à sua contínua inovação. A Amazon fez as compras online ficarem mais rápidas e mais convenientes com iniciativas como Amazon Prime Pantry e Amazon Prime Now.
Também construiu sua reputação como empresa que repensa todas as formas de varejo com conceitos para lojas check-out free, onde o pagamento é feito por meio de um aplicativo, sem ter que passar no caixa.
Inovações como Amazon Echo & Alexa combinadas com movimentos para desenvolver os benefícios de se inscrever no Prime também reforçaram o poder de seu ecossistema tecnológico, fortalecendo a fidelidade e a satisfação do cliente.
As oportunidades apresentadas por lojas físicas (Brick-And-Mortar) também foram aproveitadas pela Alibaba, líder de comércio eletrônico da China, que manteve a segunda posição nas marcas de varejo TopZ BrandZ com um valor de marca de US$ 59,1 bilhões.
A empresa entrou em parceria com o Grupo Bailian, que opera quase 5.000 lojas na China. O movimento também expande o ecossistema do grupo, permitindo que a Alibaba ligue suas plataformas de comércio eletrônico online, Tmall e Taobao, e sua função de pagamento Alipay, com Bailian.
A Alibaba também está construindo uma atuação global e agora é uma das principais vendedoras automotivas na Rússia, de acordo com a Kantar Retail, e está investigando o estabelecimento de um centro de logística na Bulgária e um centro de distribuição na Croácia.
A experiência da China no comércio eletrônico também se reflete na presença do JD.com, no Top 10 de varejo pela primeira vez, com um valor de marca de US$ 10,7 bilhões, +3%. A JD.com estabeleceu uma parceria com o Walmart, dando-lhe uma escala adicional.
O sucesso dos gigantes do comércio eletrônico ajudou o varejo a se tornar o setor de crescimento mais rápido no ranking BrandZ deste ano, +14% em relação a 2016. Esta é uma tendência de longo prazo com o valor da marca dos players de comércio eletrônico aumentando coletivamente em mais de +380% nos últimos 12 anos, enquanto os varejistas tradicionais perderam -23% do seu valor em geral.
Como a maior e definitiva plataforma de construção de marca do mundo, o ranking BrandZ reflete as marcas que estão integradas nos estilos de vida do consumidor atual. Este é o único estudo de avaliação de marcas que combina entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores globalmente, análise de resultados e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
As marcas rivais do Top 20 de varejo estão intensificando seus esforços digitais. O Home Depot, especialista em melhoria domiciliar (marca nº 3, +11% a US$ 40,3 bilhões), investiu em digital, alavancando o tamanho e a gama de produtos de suas lojas para oferecer aos clientes uma variedade de maneiras de comprar, incluindo clicar e coletar.
O Walmart (marca nº 4, crescendo +2% para US$ 27,9 bilhões) adquiriu vários varejistas de vestuário de comércio eletrônico, bem como a Jet.com, um player de comércio eletrônico com histórico de incentivar os consumidores a gastar mais online através de preços baixos, mostrando quando eles podem economizar em determinadas compras. Além de estender o negócio online do Walmart, os movimentos ampliaram sua base de clientes com compradores mais jovens e mais urbanos que seus consumidores tradicionais.
O aumento do comércio eletrônico desafiou as marcas de varejo tradicionais a oferecerem novas formas de conveniência ao consumidor. A Target (nº 14, com US$ 8,7 bilhões) implementou um programa de remodelagem de lojas, projetadas para oferecer rotas de compras com base na finalidade de sua viagem. Muitos players do setor de supermercados também adaptaram seu foco no cliente; o Carrefour (nº17, com US$ 6,8 bilhões) implantou uma série de pequenas lojas de conveniência para complementar seus hipermercados.
David Roth, CEO da The Store WPP para EMEA e Ásia, disse: “O ritmo do varejo sempre foi rápido e furioso, mas nos 12 anos desde que os rankings do BrandZ começaram, as regras do jogo mudaram radicalmente. O Walmart foi superado como a marca de varejo mais valiosa do mundo pela Amazon e duas marcas chinesas de comércio eletrônico estão no Top 10. O comércio eletrônico reformulou radicalmente o mercado e as marcas de varejo e essas mudanças estão programadas para acelerar. As marcas de varejo que não oferecem experiência única e centrada no cliente online e offline continuarão a sofrer. O futuro do varejo não é o que costumava ser.”
The BrandZ Top 20 Most Valuable Retail Brands 2017
Rank 2017 | Brand | Brand value 2017 ($M) | Brand value change | Rank 2016 | Rank in global Top 100 |
1 | Amazon | 139,286 | 41% | 1 | 4 |
2 | Alibaba | 59,127 | 20% | 2 | 14 |
3 | The Home Depot | 40,327 | 11% | 3 | 24 |
4 | Walmart | 27,934 | 2% | 4 | 31 |
5 | Ikea | 18,944 | 5% | 5 | 53 |
6 | Costco | 16,257 | 12% | 6 | 68 |
7 | Lowe’s | 13,375 | 3% | 7 | 82 |
8 | Ebay | 12,365 | 7% | 10 | 86 |
9 | ALDI | 12,273 | 2% | 8 | 89 |
10 | JD.com | 10,768 | 3% | 11 | – |
11 | Walgreens | 10,121 | -2% | 12 | – |
12 | CVS | 9,733 | -19% | 9 | – |
13 | 7-eleven | 9,144 | -2% | 13 | – |
14 | Target | 8,660 | -7% | 14 | – |
15 | Tesco | 8,041 | -10% | 15 | – |
16 | Lidl | 7,193 | 5% | 19 | – |
17 | Carrefour | 6,809 | -12% | 17 | – |
18 | Woolworths | 6,549 | -12% | 18 | – |
19 | Kroger | 6,493 | -18% | 16 | – |
20 | Coles | 5,449 | N/A | New | – |
As tendências que se destacam no ranking BrandZ Global Top 100 deste ano incluem:
O relatório e o ranking BrandZ Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas Most Valuable Global Brands, e uma grande quantidade de informações das marcas em regiões-chave do mundo e 14 setores de mercado, estão disponíveis online aqui. O relatório global, rankings, gráficos, e artigos podem também ser encontrados no app BrandZ que contém os mesmos recursos e funcionalidade para os relatórios regionais e seu download é gratuito para Apple IOS e todos os aparelhos Android devices no www.brandz.com/mobile ou procure por BrandZ nas lojas do iTunes ou Google Play.
Sobre o Ranking BrandZ™ Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas
Realizado pela consultoria de marketing e marca da WPP, Kantar Millward Brown, o Ranking BrandZ ™ Top 100 Most Valuable Global Brands está agora no décimo segundo ano. É o único estudo que combina medidas de brand equity com base em entrevistas com mais de três milhões de consumidores em todo o mundo sobre milhares de marcas globais B2C e B2B com uma rigorosa análise do desempenho financeiro e comercial de cada empresa (usando Dados da Bloomberg e Kantar Worldpanel) para separar o valor que a marca desempenha na condução de negócios e valor para o acionistaA percepção do consumidor de uma marca é um insumo chave na determinação do valor da marca porque as marcas são uma combinação de desempenho do negócio, entrega de produtos, clareza de posicionamento e liderança. O ranking leva em consideração as variações regionais, pois, mesmo para marcas verdadeiramente globais, as medidas de contribuição da marca podem diferir substancialmente entre os países.
Fonte: ecommercebrasil