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Veja como transformar o Instagram na vitrine do seu e-commerce

Se uma imagem vale mais que mil palavras, uma foto do seu produto vale mais que muitos cupons de desconto. E é por isso que o instagram se tornou uma ferramenta poderosa de atração e fidelização de clientes para e-commerces.

Nesse texto você irá aprender como investir no Instagram para e-commerces e lucrar com essa alternativa.

Então me diga: você gostaria de ter uma base de seguidores que te recomendam e que estão a disposição para fornecer feedbacks sobre os seus produtos? É interessante para você atrair centenas de consumidores bem segmentados para o seu e-commerce? Você deseja ter uma marca reconhecida no seu nicho de mercado? Esse texto é sobre isso. Vamos começar?

Para começar, o Instagram em números…

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens exclusiva para usuários de smartphones. Ele permite que pessoas e marcas divulguem suas fotos e vídeos com diferentes filtros e bordas, com duração ilimitada ou por apenas um dia. E ainda possui as funções curtir, comentar, seguir e enviar uma mensagem privada, permitindo que seus usuários interajam entre si dentro da própria rede.

Sem dúvidas o Instagram é uma das maiores redes sociais existentes. Recentemente, o aplicativo divulgou em sua página de novidades que já ultrapassou os 600 milhões de usuários, sendo 100 milhões apenas nos últimos seis meses.
E para ajudar você a entender esse acelerado crescimento e como ele pode ser útil para o seu e-commerce, nós separamos alguns dados divulgados pelo Facebook:

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O Instagram também divulgou que recebe 1.000 comentários e 8.500 curtidas por segundo. O que torna o aplicativo 15x mais engajador que o Facebook.

Para você ter uma ideia do tamanho da rede, mais de 16 bilhões de fotos já foram compartilhadas no Instagram até o momento. E de acordo com um relatório do Pew Research Center, o Instagram é utilizado por 26% de todos os adultos que utilizam a internet.

Definitivamente, o Instagram é como uma rua de comércio abarrotada com 600 milhões de consumidores, que passam 257 minutos por mês caminhando entre as lojas. Se o seu e-commerce tivesse a oportunidade de expor os seus produtos nessa rua, você faria uma vitrine fantástica ou fecharia as suas cortinas?

Como funciona o Instagram para e-commerces?

O Instagram tem tudo a ver com e-commerce. Em 2016, o Facebook pesquisou e descobriu que 80% dos entrevistados afirmam que já fizeram uma compra inspirados no que viram no Instagram. Desses, 84% compraram em lojas virtuais.

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Apesar disso, muitos e-commerces ainda não estão no Instagram. Mas por que será?

Os motivos costumam ser:

  • As contas não crescem e a equipe desiste;
  • É muito trabalhoso executar as técnicas de interação diariamente;
  • Foca o seu tempo e dinheiro em outras redes sociais;
  • Não sabe o que fazer no Instagram;

De todos os motivos citados que resultam no abandono do Instagram pelos e-commerces, nós destacamos a execução das técnicas de interação, porque é ela que geralmente causa os outros motivos, como o não crescimento das contas.

As estratégias mais utilizadas pelos vendedores são as que envolvem comentar e curtir as fotos dos usuários e, muitas vezes, seguir os perfis esperando que eles sigam de volta. Essa técnica, como você deve imaginar, exige muitas horas de dedicação. Isso sem falar que é preciso voltar no dia seguinte para deixar de seguir aqueles que não seguiram de volta. E, quem sabe, enviar uma mensagem privada para os mais engajados, tentando esquentar a relação com um possível cliente.

Sem dúvidas, o processo de construção da marca é o que mais incomoda, pois as técnicas precisam ser realizadas diariamente, em diferentes horários, manualmente, e nem sempre trazem um resultado imediato.

As estratégias mais utilizadas pelos e-commerces no Instagram são:

Para obter mais seguidores:

    • Compartilham as suas publicações do Instagram nas suas outras redes, como Facebook e Twitter;
    • Gastam muitas horas comentando e curtindo as fotos dos seus potenciais clientes;
    • Utilizam hashtags do seu nicho de mercado para serem encontrados pelos seus públicos de interesse;
    • Despendem horas seguindo as contas de potenciais compradores e, no dia seguinte, investem ainda mais tempo parando de seguir os que não interagiram com a marca;
    • Criam e seguem uma identidade, com cores e padrões específicos da marca.

Para obter mais curtidas e comentários:

    • Postam fotos dos seus produtos em situações inusitadas ou que surpreendam a audiência;
    • Pedem feedbacks sobre seus produtos e serviços utilizando os recursos visuais como fotos, vídeos, histórias e outros;
    • Utilizam suas fanpages no facebook para descobrir os horários de maior interação do seu público e postam no Instagram de acordo com estes horários.
    • Inserem um call to action em suas publicações;
    • Utilizam hashtags de alto volume para terem suas publicações encontradas por um número maior de usuários;
    • E novamente, gastam muitas horas comentando e curtindo as fotos dos seus potenciais compradores.

Para obter mais visitas na loja:

    • Inserem o link de acesso a loja no seu perfil (único local possível para inserir um link no instagram);
    • Gastam muitas horas enviando mensagens privadas para os seus potenciais compradores;
    • Inserem o link de acesso a loja em imagens, esperando que os clientes digitem no navegador;
    • Investem em anúncios que direcionam os usuários para as suas lojas virtuais.

Como você deve ter percebido, uma boa estratégia no Instagram pode se tornar muito lucrativa para o seu e-commerce, mas exige um esforço manual diário da sua equipe de marketing, que precisa ser levado em consideração na hora de decidir investir ou não na rede social que mais cresce atualmente.

Para ajudar você a começar (e continuar) no Instagram, nós também reunimos as ferramentas mais utilizadas pelos e-commerces para gerir suas contas no aplicativo, e driblar as dificuldades de falta de tempo, falta de produtividade e falta de retorno. Confira:

Para controlar os números da sua conta no Instagram:

O Google Apps Script permite que você extraia os números da sua conta (como seguidores) e salve em uma planilha virtual do Google. Se você não possui conhecimentos para configurar, é só seguir o passo-a-passo.

Para criar uma identidade, com cores e padrões específicos da marca:

Para quem não consegue produzir fotos e tratar imagens em alto volume, o Canva possui diversos modelos de publicações editáveis, o que permite que você crie posts agradáveis, de forma rápida, e mesmo sem nenhum conhecimento de design.

Para descobrir as melhores hashtags:

O Keyhole é um dos aliados na hora de buscar as melhores hashtags para o seu negócio. Aumente a interação utilizando hashtags de alto volume, e cresça o número de seguidores ao utilizar hashtags relacionadas ao nicho.

Por fim, para automatizar o processo de curtir, comentar, seguir, parar de seguir e enviar mensagem para os potenciais compradores:

Lembra que o principal problema para posicionar uma marca no Instagram eram as atividades diárias e manuais que isso exigia? O InstaConect economiza o seu tempo, pois ele mesmo realiza as atividades manuais de curtir, comentar, seguir, parar de seguir e enviar mensagem para os seus consumidores em potencial, de forma natural e intuitiva.

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E por fim…

Agora que já ficou claro quantos são e quem são os usuários do Instagram, e também como eles se comportam em relação ao consumo, as perguntas que você precisa responder antes de iniciar ou prosseguir com a sua estratégia de Instagram são:

  • Estou disposto a desenvolver e manter uma vitrine para a minha loja virtual?
  • Tenho tempo para realizar as atividades manuais ou precisarei buscar opções de automação?
  • O que eu já faço manualmente poderia ser automatizado?
  • Como eu quero que minha conta esteja em 3 meses, em 1 ano e em 3 anos?
  • Quais parceiros podem me ajudar a atingir meus objetivos?

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Fonte: moip

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