No segmento de logística essas aplicações podem ajudar a aumentar a produtividade e a eficiência logística das transportadoras. Uma das principais razões para isso é o fato de permitem uma ótima versatilidade, antes complicada e muito custosa.
Com apenas um mobile, seja um smartphone ou tablet conectado a internet é possível enviar e receber importantes informações em tempo real. É notável que o mercado demanda cada vez mais qualidade e menores prazos quando o assunto é transporte. A possibilidade dos motoristas, sejam próprios ou agregados, estarem com um meio de comunicação de dados onde quer que estejam proporciona maior eficiência ao setor.
Através dos app, as quais devem ser intuitivas e de rápida navegação, é possível atualizar ocorrências, verificar tarefas, enviar fotos, visualizar mapas, entre outras funcionalidades.
A comunicação em tempo real e direta entre o motorista e a matriz elimina a necessidade de atividades que não geram valor agregado ao cliente, principalmente com retrabalhos como a alimentação de sistema com dados contidos em papéis.
A possibilidade de visualização e atualização online das atividades dos motoristas próprios e agregados pela matriz, assim como o conhecimento de sua posição, tempo de trajeto e paradas, por exemplo, permitem maior controle operacional à transportadora.
É comum surgirem ocorrências durante um transporte, seja um material com avarias, endereço incorreto, ausência de receptor da carga, confirmação de entrega, entre outros. A ferramenta permite também que toda e qualquer não conformidade seja registrada no momento em que acontece, o que aumenta o tempo hábil para solução de problemas.
A tecnologia disponível no mercado deve ser explorada para trazer resultados positivos no segmento de logística, a qual tem um papel fundamental em qualquer economia.
O cliente final precisa perceber a evolução e se beneficiar dela pelos ganhos de qualidade, custo e prazo.
Fonte: http://www.ecommercebrasil.com.br/