A Rakuten, empresa especializada em marketplace e plataformas de comércio eletrônico, divulgou resultados de pesquisa realizada em 14 de outubro, durante o Rakuten Expo, evento de lojas virtuais. Foram entrevistados 100 participantes de diferentes empresas de e-commerce,entre lojistas, gestores de vendas, gestores de TI, gestores de marketing, além de funcionários de lojas virtuais dos segmentos pequeno e médio, em sua grande maioria.
Áreas de investimento em 2015
O Marketing Digital parece ser a área que ganhará mais atenção das lojas virtuais no próximo ano, já que 70% dos entrevistados responderam que esta será a prioridade de investimento. Outros 26% disseram que investirão mais em ferramentas e softwares de gestão, 21% focarão os esforços em CRM (atendimento ao consumidor) e 12% mirarão em outras áreas.
Como as lojas virtuais atendem o cliente
A pesquisa mostrou que 90% das empresas ainda têm como principal canal de atendimento o email, seguido de perto pelo telefone, com 86%. Os chats online são disponibilizados por 36% das empresas e softwares de mensagens instantâneas e os recentes aplicativos de mensagens para dispositivos móveis são oferecidos como meio de atendimento ao consumidor por apenas 16% e 10% das empresas, respectivamente.
Tecnologia: mobile commerce e carteira digital
Com o crescimento das vendas nos dispositivos móveis vistas ao longo deste ano, muitas empresas já apostam na plataforma mobile. 28% dos respondentes já possuem presença no mobile e 17% afirmam que entrar para o canal já está no planejamento de 2015. 48% dos entrevistados ainda não estão no mobile e apenas7% não planejam fazer parte dele.
No quesito novos meios de pagamento, surpreendentes 51% já oferecem a opção de pagamento por carteira digital (modalidade em que o cliente insere apenas seu login e senha para efetuar um pagamento, uma vez cadastrado em uma das empresas que fornecem serviço de e-wallet). 14% dos respondentes afirmaram que pensam em oferecer a opção dentro dos próximos 12 meses, contra 36% dos entrevistados que responderam não ter interesse em incrementar as opções de pagamento disponíveis em suas lojas com carteira digital, especificamente.
Participação nas redes sociais
83% das lojas virtuais responderam participar ativamente de redes sociais. Dessas, 83% atuam mais no Facebook, que aparece muito à frente das demais, como Twitter (32%) e Instagram (33%).
Os entraves do e-commerce para PMEs
Ao contrário do que se possa imaginar, o principal inimigo das pequenas e médias lojas virtuais não são os grandes players do mercado, mas sim a insegurança do consumidor em comprar online. 37% dos respondentes citam este como o maior entrave do e-commerce,seguido pelos altos preços de frete (31%) e, finalmente, a concorrência dos grandes varejistas online (21%).
Ricardo Jordão, Diretor de marketing da Rakuten Brasil, analisa os resultados da pesquisa: “As lojas virtuais chegaram à fase do amadurecimento, onde percebem que colocar uma operação no ar é extremamente simples quando comparado ao segundo estágio, que é conseguir gerar vendas. Por isso a priorização dos investimentos em marketing digital que, além de estar amplamente difundido, conta hoje com maior oferta de profissionais capacitados nas estratégias online. Outro ponto interessante é que os pequenos e médios parecem ter entendido que precisam de produtos próprios, exclusivos ou de nicho para vencer no e-commerce e, por isso, os grandes players deixaram de ser vistos como o principal problema. Um lojista pequeno que insiste em vender eletrônicos de marcas famosas, por exemplo, jamais conseguirá competir em preço com as grandes varejistas online.”
Fonte: http://ecommercenews.com.br/