O maior obstáculo enfrentado pelos empreendedores que atuam no âmbito do e-commerce é a construção de um relacionamento de confiança entre a marca e sua clientela. E, para conseguir a respeitabilidade necessária para alcançar esse objetivo, é preciso cuidar da sua reputação. Obviamente ninguém deseja ter sua imagem maculada, e quando falamos em comércio eletrônico, esse fator se torna ainda mais relevante.
Neste artigo abordaremos como as reviews e opiniões desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo que, quando bem trabalhadas, podem inclusive aumentar o volume de vendas do seu empreendimento. Ficou interessado? Então confira já:
Um mecanismo de opiniões ou reviews nada mais é do que uma ferramenta capaz de registrar a avaliação pessoal dos consumidores a respeito dos produtos ou serviços comercializados pela loja virtual. A grande diferença dessa ferramenta para um simples feedback é que a avaliação poderá ser visualizada não só pelos administradores da loja, mas também por outros potenciais clientes que estejam interessados em comprar o mesmo produto.
O empreendedor deve estar sempre atento ao que é importante para o consumidor no momento do fechamento de uma compra, já que, sendo relevante para o cliente, é — ou deveria ser — igualmente relevante para o vendedor. Sabemos que, mais do que nunca, um produto com avaliações positivas faz com que o internauta esteja mais disposto a fechar a compra do que um produto sem nenhuma avaliação ou, pior ainda, com avaliações negativas. E a explicação é bem simples: o cliente identifica a opinião de outros compradores como sendo imparcial, colaborando, assim, para o aumento ou o declínio da credibilidade da loja.
Se o produto ou serviço comercializado on-line for de qualidade, agradando ao público em geral, é sempre bom que o vendedor consiga o maior número possível de avaliações, já que as positivas tendem a ofuscar as eventuais negativas que aparecerem. Existem muitas possibilidades de caminhos a serem seguidos com o objetivo de aumentar o número de reviews recebidas. Em primeiro lugar, é necessário fazer com que a avaliação seja algo bem simples, não dando trabalho quase nenhum para o cliente. A loja pode, também, solicitar ou sugerir gentilmente — por meio de um e-mail de confirmação ou mesmo por um procedimento pós-venda padrão — que o consumidor dê a sua opinião.
Imaginemos que um restaurante cheio esteja localizado bem ao lado de um restaurante vazio no horário do almoço. Apenas com essa informação, qual você diria que é melhor? Pois é, essa comparação também se aplica à internet, sendo, talvez, até mais contrastante no meio virtual, já que a barreira do espaço simplesmente não existe — o consumidor pode abrir diversas abas em seu navegador, cada uma com uma empresa diferente que oferece um produto semelhante ou até mesmo idêntico às outras. Aí é só uma questão de comparar e tomar a decisão.
Podemos afirmar que esse tipo de prova social reveste o e-commerce de credibilidade, fazendo com que o internauta se sinta mais seguro ao navegar em seu site, aumentando, inclusive, a probabilidade de finalização da compra. Para atingir esse objetivo, o gestor deve não somente prestar um serviço de excelência, como deve, também, implementar um plano que incentive o cliente a se manifestar, até que o procedimento esteja automatizado.
E então, já que você confia no seu produto, por que não implementar essa ferramenta no comércio? Pronto para colocar seu negócio em teste? Comente aqui e compartilhe conosco suas opiniões! Participe!