No comércio eletrônico, realizar uma boa gestão dos diversos fatores que influenciam, direta ou indiretamente, seu negócio — como, por exemplo, as finanças, o volume de visitas que seu site recebe e como as publicações estão promovendo interações nas redes sociais — pode ser essencial para se obter sucesso nas ações estratégicas e melhor se posicionar em relação a seus concorrentes. E o mais interessante é que o próprio ambiente virtual disponibiliza ferramentas poderosas que o ajudarão a analisar, regular e otimizar seu negócio. Detalhe importante: alguns desses recursos são gratuitos! Ficou curioso? Então confira agora mesmo nossa lista dos 5 utilitários que todo e-commerce precisa usar:
Google Analytics
Trata-se de um serviço gratuito especialmente voltado para o monitoramento da audiência de seu portal ou sua loja virtual. A ferramenta gera informações extremamente relevantes sobre os visitantes da sua página, de maneira que se torna possível não só medir e acompanhar o tráfego, mas também qualificá-lo. O nível de detalhamento chega ao ponto de permitir reconhecer até as origens geográficas dos visitantes e o funil de conversão, que é o caminho percorrido pelos consumidores desde seu primeiro contato com a empresa até o efetivo fechamento da compra.
Buffer App
Uma plataforma especialmente arquitetada para gerenciar simultaneamente as publicações em várias mídias sociais. Depois de criar sua conta no aplicativo, basta montar um projeto de centralização de seus posts, definindo horários e conteúdos das publicações no Facebook, LinkedIn e Twitter. Além de confiável e bastante prático, pode-se acessar as estatísticas de cada publicação para se fazer uma análise comparativa sobre o que está atingindo os objetivos e o que precisa ser adequado.
Mailchimp
O e-mail marketing é uma das mais eficazes estratégias para se estabelecer e manter um bom relacionamento on-line com os clientes. O envio de e-mails personalizados e estratégicos para listas de contatos qualificados e devidamente segmentados, bem como a entrega periódica de newsletters são ações que podem aumentar consideravelmente o valor social de sua empresa. E o Mailchimp é uma excelente ferramenta para esse fim, oferecendo relatórios completos e confiáveis sobre o disparo e o recebimento dos conteúdos.
Google Drive
Esse recurso oferece um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em um espaço em disco virtual. Assim, quem aproveitar a ferramenta poderá colocar suas tabelas, imagens, documentos, planilhas, calendários e apresentações na nuvem, conseguindo acessar o material de vários dispositivos e lugares diferentes. Pode-se, também, fazer compartilhamentos com amigos e colaboradores, a partir de diferentes níveis de permissão de acesso.
Gerencianet
Um comércio eletrônico que se preze tem que oferecer aos seus clientes uma boa quantidade de meios de pagamento, para agradar aos mais diferentes perfis que acessam seu site e se interessam por seus produtos. E você será capaz de gerenciar tudo isso de uma forma muito prática e segura: através de um intermediador de pagamentos. Essa plataforma acolhe os pagamentos dos compradores e os repassa aos lojistas por meio de uma conta virtual, sem que o empreendedor precise assinar burocráticos convênios com redes de cartão de crédito, bancos ou quaisquer outras instituições financeiras. E tudo isso com prazos excelentes e taxas muito abaixo do que você imagina! Vale a pena dar uma conferida!
Aproveite as ferramentas digitais em benefício do seu e-commerce e veja seu negócio crescer ainda mais!
E então, como você vem monitorando suas ações nas redes sociais e no seu site? Qual das ferramentas aqui elencadas chamou mais sua atenção? Já faz uso de alguma? Comente aqui e compartilhe suas opiniões! E se tem uma sugestão para enriquecer nossa lista, não deixe de dividi-la conosco!
Fonte: blog.gerencianet.com.b