Black Friday vem ganhando cada vez mais força no calendário varejista, sendo cada vez mais aceita e lembrada pelos brasileiros. Segundo o Ebit, em 2017 o evento gerou uma receita de R$ 2,1 bilhões ao e-commerce, alta de 10,3% em relação a 2016. Com a parcela do 13º chegando ao bolso do consumidor, aumentando seu poder de compra, junto às promoções acirradas entre o comércio na sexta-feira de Black Friday, nota-se que alguns indivíduos optam por antecipar suas compras de Natal, data que representou 17% das vendas online no ano de 2016 (Ebit)
No levantamento realizado pela norte-americana Deloitte, intitulado “Pesquisa de Natal 2017”, 29% dos consumidores mostraram intenção de antecipar suas compras natalinas. O material também demonstra a expectativa do tíquete médio de R$ 367,48, ante os R$ 562 gastos nas lojas de e-commerce na quinta-feira 24 e sexta-feira 25 de novembro. Sinal de que a data “importada” dos EUA para o Brasil desde 2010 já incentiva os consumidores a gastarem mais em produtos com alto valor agregado.
O CupoNation, plataforma de descontos online pertencente ao grupo alemão Global Savings Group, montou um infográfico sobre as transações intermediadas nas principais lojas de e-commerce online no Brasil, como Americanas, Submarino, Carrefour, Extra, Ponto Frio, dentre outros, que aborda as categorias mais vendidas na Black Friday, além do tíquete médio e produtos que foram destaques. Em disparada, a categoria “eletrônicos” representa 24% das vendas, seguida por “eletrodomésticos” (20%) e “celulares” (16%). Veja mais detalhes no infográfico.
Fonte: E-Commerce Brasil