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10 piores profissionais de Marketing no Brasil

Saiba o que faz uma pessoa nunca figurar na lista dos melhores da área

Você já viu uma série de listas com os melhores profissionais de Marketing do ano, não foi? Muitas vezes conseguimos “medir” o sucesso de um executivo pelos resultados da marca que ele cuida. Mas certamente não vemos aqueles que estão no fim destes rankings: os piores profissionais de Marketing do mercado. 

Eles não aparecem porque não entregam o resultado esperado, suas marcas, produtos e serviços não obtêm o resultado esperado. Então vamos listar aqui os piores profissionais de Marketing do Brasil. Calma! A ideia não é ofender ninguém. O título e o ranking são para chamar atenção para 10 mindsets que, se o profissional de Marketing não tiver, ele corre o sério risco de nunca figurar entre os melhores do mercado. 

 1. O profissional que não souber e não exercer o seu papel nas organizações não terá sucesso. Qual é esse papel? É um papel de liderança, de direcionamento e de entrega de resultados. A sobrevivência do profissional de Marketing depende desses três pilares: entregar resultados de curto, médio e longo prazo, direcionar e liderar estratégias também no hoje e para amanhã. 
 
 2. Dentro desse entendimento, é preciso ter uma visão estratégica, do todo, da organização, do mercado e do cliente. Você precisa ser o guardião da visão, dos valores e da cultura para poder impulsioná-la. Não é fácil, mas precisa transitar por toda a organização e todos os pontos de contato com o cliente. 

 3. Para ter sucesso nestes dois primeiros pontos, o profissional precisa entender de números. Não estou falando em matemática financeira, mas sim em mapear todos os indicadores de desempenho de marketing e do negócio. A frase do Peter Drucker “Se você não pode medir, não pode gerenciar”, datada do século passado, nunca foi tão atual. 

 4. Quem trabalha sozinho, isolado, achando que vai ter uma grande ideia matadora ou acredita que pode suprir todas as demandas complexas do Marketing da atualidade sem a colaboração de outros colegas de diferentes especialidades também estará fadado ao fracasso. 

5. E se continuar no mesmo modelo de trabalho do ano 2000 ou até de 1990 também ficará para trás. Mais do que nunca, hoje é necessário aderir a modelos de gestão ágil. Os profissionais de Marketing estão entre os mais adeptos à mudanças dentro das organizações. Faça valer a sua fama de diferentão.  

6. Demorou muito para falar de Digital, né? Estava demorando… pois é. Estamos em 2022 e isso não deveria mais ser pauta!  Porém, tenho visto poucos diretores de Marketing com mais de 40 anos que não se adaptaram, pelo menos, à linguagem do digital. E cada vez mais vejo profissionais com uma bagagem extraordinária ficando para trás porque não mergulharam no universo digital. 

7. Voltando a falar de números para você ver a sua importância: para ser orientado por dados, é necessário ter uma nova alfabetização do Marketing. Não dá para não saber e trabalhar sendo orientado por CPL, MQL, CAC, CPV, LTV, ROI, Churn… a rentabilidade do que você está vendendo depende dessa sopa de letrinhas. E o seu salário no final do mês depende da rentabilidade da empresa, certo?

8. Não dá também para fechar os olhos para a tecnologia no Marketing. Em 2012, existiam 350 plataformas de Marketing no mundo. Hoje, 10 anos depois, chegamos a oito mil ferramentas nas áreas de publicidade, promoção, conteúdo, experiência do cliente, social media, dados e análises, e-commerce e vendas, gestão e automação de Marketing. Simplesmente não se consegue trabalhar com Marketing hoje sem tecnologia. 

9. Caso você não fique ligado nas tendências de consumo e do Marketing também ficará para trás. Acompanhar e se aproveitar delas chega a ser algo básico hoje, embora saiba que muitos ainda têm dificuldade nesta área por conta da cultura da empresa ou do próprio Marketing. O cenário ideal é você criar a tendência. 

10. A lista é grande, não é? Pois é… por isso, para ter sucesso, você precisa ter uma ótima capacidade de gestão de projetos, definir muito bem as prioridades e tomar decisões rápidas, de preferência baseada em insights a partir dos dados, e em menor escala, até mesmo dos seus cabelos branco. Aqui, você vai precisar de mais uma habilidade: tomar riscos. 

Está fácil, não é? rs Não diria que está fácil ou difícil: está complexo. Logo, dá para fazer. A grande questão é que, sendo bem franco, ou a gente dança conforme a música, ou muda de área. Então, bom trabalho para a gente! Vamos buscar estar no topo da lista dos melhores.

Fonte: Mundo do Marketing

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