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10 lições da Netflix sobre inovação, comunicação e marketing

20 anos? Como assim? Parece que foi ontem que criei o meu login.

Sim, eu também achei que a Netflix era um serviço super recente. A empresa chegou ao Brasil em 2011, mas está completando 20 anos de história (e muito sucesso no país, convenhamos). Acredito que nós, brasileiros e profissionais de comunicação, temos muito a aprender com ela. Considerada um case de inovação, comunicação e relacionamento com o público, a Netflix carrega hoje em sua página no Facebook 38.330.179 curtidas (and counting…) e interage de uma maneira muito própria, mostrando autenticidade e boas lições sobre o que se trata uma estratégia de marketing.

Segundo o documento de visão à longo prazo da Netflix, a empresa irá investir mais de US$ 1 bilhões em marketing em 2017, levando as pessoas tão entusiasmadas com nosso conteúdo que se juntam à Netflix.

Eu, uma grande fã dos serviços prestados pela empresa, fiz questão de celebrar esses 20 anos, com uma lista de 10 aprendizados que a Netflix me ensinou sobre comunicação, estratégia de marca e marketing digital. Confira e se achar que eu esqueci de alguma coisa, fique à vontade para colocar nos comentários.

#1 Os setores da empresa andam no mesmo sentido

Para as estratégias do negócio darem certo, é preciso que todas as pessoas estejam voltadas para o mesmo alvo. Não adianta o setor de comunicação ter um objetivo, se as demais áreas estão focadas em outro. É um carro só, todas as rodas precisam andar juntas. Netflix nos mostra um ótimo exemplo de como fazer isso. Não existem brechas, a empresa atua da mesma forma em todos os segmentos.

#2 Seja simples

As pessoas gostam de ideias fáceis. Queremos mais agilidade, um clique, um acesso, um botão, se não for assim, eu não vou comprar a sua ideia. Se a sua empresa tiver uma proposta genial, mas que seja um pouco complexa, já vai dificultar, pode ter certeza. A Netflix é simples, crianças de 4 anos (ou menos, não duvido), conseguem navegar na plataforma e acessar seus desenhos favoritos. Todas as pessoas sabem como funciona, minha vó prestes a completar seus 70 anos, possui uma conta na plataforma e navega facilmente. É praticidade e facilidade na vida das pessoas.

#3 Trabalhe o “brand love”

Diversas empresas miram seus investimentos em uma estratégia voltada para a conversão, ou seja, vendas. Vender é importante, claro que é, mas criar um relacionamento com o público é essencial. As pessoas precisam gostar da sua marca e do seu produto, antes de pensar em investir. Quando o público conhece e gosta da sua marca, fica muito mais fácil de ganhar a confiança e clientes fiéis. Afinal, não há nada melhor do que você parar e pensar: nossa, se eu tivesse dinheiro, compraria nessa loja, porque eles são muito legais! Este sentimento, mostra que você está conversando da maneira certa, com as pessoas certas.

 #4 As pessoas conhecem a sua marca?

Um belo trabalho institucional é imprescindível para consolidar uma marca. Não adianta você ter um ótimo produto, um público bem definido, se as pessoas não sabem quem é você e o que você está fazendo alí. Quando se fala em trabalho institucional, acabamos deixando de lado a criatividade e mirando em conteúdos mais sérios. Acredito que você pode explicar e levar sua missão, visão e valores para as pessoas, de uma forma diferente. Afinal, este é o momento que elas vão conhecer e quem sabe, se apaixonar pela proposta da sua empresa. Faça de maneira diferente, mas faça um bom trabalho institucional.

#5 Saiba quem é o seu público (ou todos os seus públicos)

A Netflix possui produto para todos os gostos, ela atende públicos diversos e ainda assim os conhece. Todo mundo se sente bem atendido por ela, certo? Isso é extremamente importante para que você fale diretamente com quem está do outro lado da tela. Faça algumas pesquisas para saber quem é o seu público atual, quem você deseja atingir futuramente e quem está alí mas não deveria. Esses dados são muito importantes.

#6 Utilize as redes sociais para se relacionar

A Netflix possui um tom de voz perfeito. Nós conseguimos ver claramente qual é a personalidade dela (inclusive descobrimos que é uma menina), através das interações que acontecem nas redes sociais. Para quem trabalha na área, observar as respostas que a empresa dá ao público é um ótimo exercício.

Cuidado, não estou dizendo para a sua empresa agir e falar como ela. Falo para você descobrir qual é o tom de voz que a sua empresa deve aplicar. É muito importante que a sua empresa tenha uma comunicação definida, desde comentários, publicações, mensagens, e-mails e tudo mais. É uma empresa só, fale de uma só maneira.

#7 Conteúdo original e criativo

Além de proporcionar um serviço de qualidade, a produção de conteúdo é muito importante e irá colaborar com o andamento do tópico #3. Desta forma, o seu público poderá perceber que você sempre terá algo novo para ele consumir. A Netflix apostou na produção de séries e filmes originais, para manter os usuários fiéis e gerar aquele sentimento de “sempre vai ter alguma coisa nova para assistir”.

#8 A sua estratégia pode mudar, mas isso não quer dizer que deva mudar a todo momento

A Netflix surgiu como uma empresa que fazia serviços de entregas de DVD. Você pedia o seu DVD, ela entregava, você assistia e depois devolvia. Ótima ideia, mas a empresa percebeu que não poderia sobreviver por muito tempo com a mesma estratégia e revolucionou a experiência dos usuários com o mesmo produto, de maneira mais fácil e rápida. A lição que fica é: não se prenda à sua estratégia inicial, as coisas podem mudar o tempo todo, mas também é preciso ter uma estratégia estruturada para que você não acabe como uma barata tonta, trocando de ideias a cada trimestre.

#9 Não lute contra as mudanças

Eu vejo muitas pessoas (tanto funcionários, quanto empresários) com medo das mudanças relacionadas à tecnologia. A cada dia os usuários ganham mais poder sobre o que desejam consumir e isso pode causar um pouco de medo nas empresas, é normal. Acontece que lutar contra as mudanças que estão acontecendo, é gastar energia de maneira inútil. O melhor que você poderá fazer é adaptar-se ao que está por vir. Faça com que essas mudanças contribuam com a evolução do seu negócio.

#10 Entenda o poder da sua concorrência

Você já parou para pensar quem são os concorrentes da Netflix? No documento de visão à longo prazo da empresa, eles destacam:

“We compete for a share of members’ time and spending for relaxation and stimulation, against linear networks, pay-per-view content, DVD watching, other internet networks, video gaming, web browsing, magazine reading, video piracy, and much more. Over the coming years, most of these forms of entertainment will improve.

If you think of your own behavior any evening or weekend in the last month when you did not watch Netflix, you will understand how broad and vigorous our competition is.”

Ou seja, eles competem com o tempo e o investimento que as pessoas fazem nos conteúdo de pay-per-view, assistindo DVD, outras redes de internet, jogos, navegação na web, leitura de revistas, pirataria de vídeo e muito mais. Sendo que nos próximos anos, a maioria dessas formas de entretenimento irá melhorar.

Se você pensa em seu próprio comportamento, qualquer noite ou fim de semana no último mês, quando você não assistiu a Netflix, você entenderá o quão ampla e vigorosa é a nossa concorrência. Quer dizer, eles sabem exatamente o tamanho da concorrência que estão enfrentando. Você também deve conhecer a sua, bem de perto.

Bom, com todas estas dicas e lições eu só posso desejar que a Netflix tenha muitos anos de vida pela frente e parabenizá-la pelo trabalho realizado até então. Aprendo muito com o posicionamento da marca e espero aprender ainda mais ao longo dessa trajetória. E você? O que acha do trabalho da Netflix?

 

 

Por: Fahen Carvalho

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