Split de pagamento para marketplaces adequado às regras do Banco Central

Nos últimos tempos, a questão de split de pagamentos para marketplaces ganhou destaque na mídia, principalmente em função das novas regras do Banco Central referente à liquidação centralizada, feita através da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Segundo a nova regulamentação, qualquer negócio que faça transações de liquidação deve implementar as devidas alterações aos seus processos de negócio, bem como na integração técnica, para cumprir com a liquidação centralizada através da CIP.

Neste sentido, os marketplaces que não utilizam uma solução automatizada para o split de pagamento, serão afetados e terão que realizar a complexa adequação às regras do Banco Central. Com isso em mente, a PagBrasil criou uma solução para marketplaces com a qual os negócios podem processar os pagamentos procedentes da venda de produtos e serviços disponibilizados por vários fornecedores, bem como gerenciar as liquidações para os provedores sem um envolvimento direto no fluxo do dinheiro. Desta forma, os donos dos marketplaces ficam liberados da necessidade de se adaptar à liquidação centralizada e de toda a gestão do dinheiro.

Por que uma solução automatizada?

Há casos de marketplaces que gerenciam as liquidações por si mesmos. Ou seja, apesar de venderem produtos ou serviços de vários provedores, estas plataformas recebem todo o dinheiro das vendas e posteriormente fazem as transferências para os fornecedores, excluindo sua comissão pela venda. Apesar de que este modelo funcione para alguns negócios, uma solução automatizada facilita enormemente os processos de liquidação e contabilidade para os marketplaces, além de liberá-los da liquidação centralizada.

Características da solução da PagBrasil

A solução automatizada da PagBrasil elimina completamente a necessidade de que os marketplaces tenham que se preocupar com as liquidações aos fornecedores. A PagBrasil se encarrega de todo o processo de pagamento, do processamento e coleta do dinheiro ao pagamento dos fornecedores e das comissões dos marketplaces.

A integração via API da solução da PagBrasil dá ao proprietário do marketplace controle absoluto e flexibilidade para definir como o split de pagamento deve ser feito. Basta enviar via API os detalhes dos valores a serem repassados para cada beneficiário. Igualmente, a PagBrasil disponibiliza relatórios completos de reconciliação para que os marketplaces possam visualizar facilmente os valores recebidos e pagados, facilitando a contabilidade do negócio.

É importante frisar que a solução para split de pagamentos incorpora um processo de validação de beneficiário que cumpre com a legislação e a regulamentação vigente contra a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo. Além disso, como a PagBrasil opera tanto no mercado nacional como cross-border, há seis diferentes cenários para o split de pagamento, que contemplam inclusive a possibilidade de que um marketplace brasileiro tenha fornecedores no Brasil e no exterior.

 

 

Fonte: E-Commerce Brasil