Em termos simples, marketing digital é a promoção de produtos ou marcas através de uma ou mais formas de mídia eletrônica.
Marketing digital se difere do marketing tradicional na forma que o primeiro envolve o uso de canais e métodos que permitem uma organização analisar campanhas de marketing e entender o que está funcionando e o que não está – geralmente em tempo real.
Marketing digital monitora o que está sendo visto, por quantas vezes e por quanto tempo, as conversões de venda, quais conteúdos funcionam e não funcionam e etc. Enquanto a internet é, talvez, o canal mais associado ao marketing digital, também se pode incluir outros como mensagens SMS, mensagens instantâneas, aplicativos mobile, podcasts, outdoors eletrônicos, canais digitais de televisão e rádio e etc.
Por Que o Marketing Digital é importante?
A mídia digital é tão difundida que os consumidores têm acesso às informações a qualquer momento e em qualquer lugar que quiserem. Já se foram os dias em que as pessoas sabiam sobre os seus produtos ou serviços somente o que você queria. A mídia digital é uma fonte crescente de entretenimento, notícias e interação social, e os consumidores estão expostos não apenas ao o que a sua empresa diz sobre a sua marca, mas o que a mídia, amigos, parentes, colegas e etc. também estão dizendo. E as pessoas são mais propensas a acreditar nestas outras pessoas/fontes do que em você. As pessoas querem marcas em que podem confiar, empresas que as conhecem, comunicações personalizadas e que ofereça um serviço/produto de acordo com suas necessidades e preferências.
Gerenciar Relacionamentos com Clientes em Todos os Canais
O marketing digital e os seus canais associados são importantes – mas sem ignorar o restante. Não é o bastante apenas conhecer os seus clientes, você deve conhecê-los melhor do que ninguém, de forma que você possa se comunicar com eles onde, quando e da maneira que eles estão mais receptivos à sua mensagem. Para fazer isso, você precisa de uma visão consolidada das preferências e expectativas dos clientes em todos os canais – web, redes sociais, celulares, mala direta, ponto de venda e etc. Os marketeiros podem usar toda esta informação para criar e antecipar experiências coordenadas e consistentes dos clientes, o que os moverá ao longo do ciclo de compra. Quanto mais profunda a sua visão sobre o comportamento e preferências do cliente, é mais provável que você consiga envolve-lo em interações lucrativas.
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Fonte: canaldapeca