A importância das cores em lojas virtuais

O tema da importância das cores na loja virtual é cada vez mais debatido e estudado em função da sua influência direta sobre a taxa de conversão de um e-commerce.

 

Em uma época em que temos por obrigação extrair o máximo de cada elemento de um comércio eletrônico, essa temática, ganha cada vez mais espaço.

Foi-se o tempo em que a discussão sobre a importância das cores em lojas virtuais se restringia a questões estéticas de layout.

Atualmente sabemos que as cores de um e-commerce afetam diretamente o comportamento do usuário e consequentemente a taxa de conversão de qualquer loja virtual.

É claro que um layout eficiente e atrativo são ferramentas de conquista dos Internautas, tanto é que já na elaboração da logo das lojas virtuais os designers tem uma grande preocupação de selecionar cores ideais para expressar a essência da loja.

A importância das cores no desempenho de um e-commerce

As “cores” são na verdade uma forma de comunicação visual inconsciente com a qual qualquer profissional de publicidade aprende a trabalhar logo nos primeiros momentos de sua formação, associando-as a sentimentos e sensações. No e-commerce não é diferente.

A importãncia das cores no desempenho de um e-commerce é alvo de exaustivas seções de Testes A/B no ambiente da própria loja virtual como também no layout das Landing Pages utilizadas em campanhas de marketing específicas.

Todo esse trabalho tem uma motivação única: o aumento da taxa de conversão seja ela qual for, geração de leads ou vendas diretas.

Um caso clássico de influência das cores em lojas virtuais é o do botão comprar na página de detalhes de produto. Sabemos que a cor desse botão influencia no desempenho da taxa de conversão da página de detalhamento do produto e inúmeros artigos sobre qual a melhor cor para o botão comprar já foram escritos.

O papel das cores em um e-commerce

Vejamos então alguns exemplo da aplicação de cores em lojas virtuais e sua percepção por parte dos visitantes.

  • Amarelo – É uma cor frequentemente associada à juventude e determinação e por isso é normalmente usada para chamar a atenção de destaques em lojas virtuais.
  • Azul – Essa é uma cor associada à segurança e garantia. Não é por outro motivo que é muito usada na logo de bancos e instituições financeiras. No e-commerce é a cor ideal para trabalhar áreas que digam respeito a segurança de compra na loja virtual.
  • Branco – Essa é outra cor que tem marca registrada, a paz e pureza. É também a cor ligada à limpeza  e simplicidade e por isso remete a um ambiente e produtos que refletem leveza e harmonia, principalmente quando usada em contraste com cores quentes.
  • Laranja – Essa cor também é muito usada em botões de compra e outros com a função de Call to Action. É uma cor afirmativa que incentiva a ação do usuário.
  • Preto – A função da cor preta no e-commerce é realçar sentimentos e sensações como estilo e dignidade. Uma boa opção para e-commerce de moda de alto luxo, por exemplo. Conheça as vantagens da cor preta no e-commerce neste artigo.
  • Rosa – Uma cor tradicionalmente associada à feminidade e por isso de uso quase obrigatório em lojas virtuais voltadas para o público. Escolha sem erro essa quando aplicada ao público feminino.
  • Verde – Essa é uma cor que também transmite confiança como no caso do azul e funciona como indicativo de acerto numa escolha, como no sinal de trânsito. Não é por outra razão que é comumente utilizada no botão comprar.
  • Vermelho – Uma cor classicamente ligada à urgência e imediatismo. Também usada como expressão de amor e paixão, a cor do sangue e coração. Por isso é muito usada em ocasiões festivas como Dia das Mães e Namorados.

O uso das cores em sua loja virtual

Como você pode ver, a importância das cores em lojas virtuais vai muito além de preferências pessoais ou convenções. É um fator de comunicação entre a marca e seus clientes, que dependendo da situação, pode significar um volume maior ou menor de vendas.

É importante ter isso em mente, principalmente nas etapas iniciais de planejamento da sua loja virtual.

 

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Fonte: blogdoecommerce