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Ideias de promoções para e-commerce que dão certo!

Promoções para e-commerce são fundamentais para qualquer negócio online, mas será que elas trazem mesmo resultado? Esta pergunta rodeia a cabeça de muitos proprietários de lojas virtuais, pois alguns acreditam que promoções trazem prejuízo por conta de preços mais baixos serem oferecidos, além dos investimentos feitos para promover a própria promoção. Porém, isso não passa de mito.

A verdade é que elas podem trazer benefícios como aumento do alcance da sua marca, captação de novos clientes e, sim, aumento das vendas. E para que você possa aplicá-las no seu negócio, trazemos aqui algumas ideias de promoções para e-commerce que realmente dão certo!

Dia de promoção

Sabe aquele produto que seu cliente sempre quis comprar, mas não pôde porque o preço estava acima do orçamento pessoal dele? Ou mesmo aqueles que querem ter um benefício maior de preço na hora da compra? Para isso serve o dia de promoção, uma data única em que todos que visitam a sua loja virtual podem ser contemplados com um desconto incrível!

Você mesmo pode determinar a data. Pode ser simbólica, como o aniversário da sua empresa; ou estratégica, como aquela época do ano em que as vendas costumam cair.

De qualquer maneira, é crucial divulgar a promoção com antecedência, pois, assim, seu público pode se preparar financeiramente para comprar mais. Para isso, utilize seu site, newsletter, redes sociais, e todos os demais canais em que a sua audiência esteja presente.

Cupons de desconto

Outra ideia que funciona muito bem para e-commerces são cupons de desconto. Portanto, se certifique de que sua loja tenha um campo para inserção de cupom em todos os produtos que ela tiver à disposição.

Diferente do dia de promoção, os cupons costumam ser entregues a grupos seletos de pessoas que conquistaram o merecimento de receber esse presente. Normalmente, os tipos de clientes que você pode dar cupons de desconto são:

  • frequentadores de algum evento no qual sua empresa esteja presente;
  • pessoas que acessam algum evento seu — um webinário, por exemplo — e ficam até o final;
  • clientes que compraram muitos itens na sua loja;
  • clientes ganhadores de algum sorteio promovido pela sua loja;
  • fãs e seguidores de suas redes sociais que podem ser contemplados tanto com cupons quanto com promoções sobre as quais falaremos abaixo.

Promoção exclusiva para redes sociais

Independentemente do seu nicho de negócio, estar presente nas redes sociais é um ponto essencial da sua estratégia de marketing. A principal função desses canais é o engajamento, pois quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos suas postagens tiverem, mais visibilidade dentro deles você conquistará. Logo, por que não brindar aqueles que mais agitam as suas redes?

Esse brinde pode ser um produto da sua loja. A grande vantagem desse tipo de promoção é justamente aumentar o alcance das suas redes sociais a partir de ações como:

  • determinar quem receberá o item da promoção por meio de um sorteio envolvendo seus fãs e seguidores;
  • convidar pessoas a lhe curtirem ou seguirem para, assim, também poderem participar da promoção;
  • convidar o público a preencher um formulário para participarem da promoção — uma excelente forma de captar leads.

Up-selling e cross-selling

Sua loja tem itens que, se comprados em conjunto, proporcionam uma melhor experiência ao seu cliente? Então, que tal deixá-lo ciente disso toda vez que ele comprar um produto só?

Cross-selling é justamente a prática em que seu cliente recebe ofertas de produtos que complementam aquele que ele já comprou ou está a ponto de comprar. Já o up-selling acontece quando você expõe ao cliente outro que seja mais caro ou mais itens que tornarão a compra melhor.

Por exemplo: uma loja virtual que vende celulares, ao perceber que uma pessoa está a ponto de comprar um modelo que já possui uma versão mais nova, pode ofertá-lo por uma diferença de preço um pouco maior. Isso é um up-sell.

Outro exemplo: na mesma loja, alguém realiza a compra do celular mais moderno do momento. Porém, será que só o aparelho basta? Esse cliente não precisará de capa, película, fones de ouvido, entre outros acessórios? É hora, então, de oferecê-los por meio de cross-sell.

Você pode deixar as ações de up-sell programadas no seu site para que, a cada início de compra de um produto, uma mensagem apareça sugerindo o melhor e mais caro. O cross-sell pode ser feito da mesma forma, embora contatar os clientes por e-mail ou remarketing sugerindo que eles comprem mais também possa funcionar.

Carrinho abandonado

Aproximadamente 60% dos carrinhos de lojas online são abandonados antes da compra ser finalizada pelo cliente. Embora alguns lojistas possam pensar que se tratam de vendas perdidas, elas são, na verdade, oportunidades muito quentes de conversão.

Afinal de contas, quem está mais próximo do momento de compra do seu produto? Alguém que chegou a preencher o carrinho ou quem ainda sequer ouviu falar do seu e-commerce? Claro que a primeira opção, portanto, não abandone quem abandona o seu carrinho.

As melhores ações para isso também são o remarketing e o e-mail marketing. Pelo Google Adwords é possível fazer remarketing de modo que todos que quase compraram o seu produto possam vê-lo em sites, redes sociais, entre outros canais que disponham de um espaço para anúncios.

Já o e-mail marketing pode agir de forma mais personalizada com mensagens que digam algo próximo a:

— Olá, João! Tudo bem? Notei que você iniciou a compra do celular modelo X, mas não concluiu. Mas, não se preocupe. Você pode clicar no link abaixo para adquiri-lo.

Se sua empresa contar com um time de atendimento, o contato também pode ser feito por telefone numa abordagem ainda mais pessoal:

— Olá, João! Tudo bem? Sou Pedro, da empresa Y. Percebi que você pôs o celular modelo X no seu carrinho, mas não concluiu a compra. Estou ligando para que a gente possa finalizá-la juntos. Leva só um minutinho. Vamos lá?

Promoções para e-commerce em datas especiais

Essas não podem faltar no seu planejamento de marketing e vendas. Afinal, datas especiais como dia dos pais são avidamente aguardadas pelo seu público disposto a ter um desconto ou benefício na hora da compra.

Por isso, monte um calendário com aquelas datas que são mais significantes para o seu negócio e trate de avisar sua audiência de quando elas ocorrerão. Assim, os visitantes do seu site, assinantes de sua lista de contatos e seguidores das suas redes sociais poderão se preparar antecipadamente para aproveitar a promoção.

Todo empreendedor quer o seu lugar ao sol, mas isso requer um grande comprometimento com o negócio. As sacadas de promoções para e-commerce que apresentamos neste post podem fazer uma grande diferença nos seus resultados. Portanto, trate de fazer o seu planejamento e comece a colher os bons frutos!

 

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Fonte: hub2b

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