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7 dicas para faturar mais nas datas importantes do e-commerce

Dia das Crianças, Black Friday, Natal — todo e-commerce sabe a importância dessas datas comemorativas, ideais para aumentar o lucro e o faturamento e conquistar clientes.

No entanto, nem todos sabem como utilizá-las, e acabam passando por elas em branco ou com baixo aproveitamento. Por isso a SOFTVAR preparou 7 incríveis dicas para você aproveitá-las ao máximo!

Dia dos Pais 2017 foi um sucesso. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas durante o período de 07 a 13 de agosto cresceram 2,5%em relação ao ano passado, quebrando um ciclo de dois anos de queda. A maior parte desse crescimento ocorreu entre sexta-feira e domingo (11 a 13 de agosto).

Segundo especialistas, o crescimento é consequência direta da redução na taxa de juros, da recente queda da inflação e da utilização de contas inativas do FGTS. Os bons resultados renovam esperanças para as próximas datas importantes, que prometem gerar ainda mais lucro para o comércio eletrônico.

Quem se preparou faturou muito mais com o alto volume de pedidos gerados pela data. Contudo, ela acontece apenas uma vez ao ano, então é hora de focar nas próximas oportunidades e deixar sua loja virtual pronta para atender os consumidores atrás de boas ofertas.

1- Escolha datas que mais tenham a ver com o seu negócio

Nem todas as datas comemorativas têm potencial para uma boa ação promocional — é necessário escolher muito bem quais datas merecem atenção.

Portanto faça, antes de tudo, um levantamento das datas importantes que melhor se apliquem aos produtos da sua empresa e evite desperdiçar esforços e dinheiro com ações que trariam pouco ou nenhum retorno.

2 – Antecipe-se!

Toda boa ação de venda ou marketing precisa ser planejada com antecedência, e trabalhar com datas que geram crescimento espontâneo de pedidos em sua loja virtual não pode ser diferente.

Certifique-se de que seu e-commerce conseguirá suportar o volume de vendassem problemas e que seus consumidores terão uma boa experiência de compra. Ter um ERP eficiente, como o da SOFTVAR, integrado a uma boa plataforma ou a um marketplace como os da B2W facilita muito esse processo, além de garantir a otimização de sua loja.

É importante também adequar a logística para garantir que os produtos vendidos cheguem a seus compradores dentro do prazo e sem nenhuma complicação, além de estruturar a logística reversa para o caso de haver trocas ou devoluções. Tudo, desde a quantidade de produtos disponíveis em estoque até a entrega ao cliente deve estar devidamente alinhado. Mais uma vez, ter um bom ERP ajudará muito nesse aspecto.

Outro ponto importantíssimo é alinhar todos os processos com os seus fornecedores, tanto os de compra de mercadorias como os de prestação de serviços. Considere obter recursos como adquirente e subadquirente de cartão de crédito, proteção de dados do site, agências e outras soluções que previnem questões que possam prejudicar o fluxo de compra.

Não se esqueça de investir em publicidade nos canais adequados para tornar sua marca mais conhecida, aumentando a procura por ela. Se verba for um problema, aposte em técnicas de SEM e mostre para seus potenciais clientes que sua loja online tem o que eles precisam. É recomendado começar a divulgação pelo menos dois meses antes da data comemorativa.

3 – Crie promoções atrativas

Sua loja não será a única oferecendo promoções, então é preciso que ela se destaque no mercado. Analise as ofertas, condições e produtos da concorrência, comparando-os com os da sua empresa, entenda os seus consumidores e crie ações promocionais que de fato os beneficiem, com diferenciais que os façam escolher a sua marca em vez das demais.

Mais do que apenas descontos, ofereça facilidades de pagamento e benefícios que atrairão seu público-alvo. Isso aumentará as vendas e consequentemente os lucros, além de ajudar na fidelização de novos clientes que, satisfeitos com a compra, retornarão para novos pedidos no futuro.

4 – Trace estratégias para um mês, 15 dias, dois dias antes e um depois da data

Divida as ações em quatro estágios:

  • Um mês antes da data, utilize anúncios mais brandos com o propósito de conscientizar seu público das promoções que ocorrerão na data importante, gerando engajamento e antecipação.
  • 15 dias antes, anuncie com mais força, reforçando a importância do evento e aumentando a expectativa do público e o seu interesse.
  • Dois dias antes, divulgue promoções e condições exclusivas, enfatizando a proximidade da data e criando urgência no público, convidando-o a participar.
  • Um dia após a data importante, prolongue as ofertas para os consumidores atrasados e para aqueles que desejam aproveitar a queima de estoque. O foco desta ação é vender o restante das mercadorias compradas para a ocasião, além de maximizar o tempo de exposição nos períodos certos.

5 – Reúna dados sobre os problemas que sua loja enfrentou com um grande fluxo de vendas

Um grande fluxo de pedidos pode desestabilizar o e-commerce despreparado, gerando uma série de complicações em diversos setores, sendo um dos piores a insatisfação de clientes. Para evitar isso, observe momentos em que sua loja lidou com uma alta quantidade de vendas e aprenda com os problemas que surgiram e as soluções adotadas.

Verifique também quais canais de venda obtiveram maior ROI (retorno sobre investimento), em quais redes sociais houve maior engajamento — e quais tipos de posts foram bem sucedidos —, as práticas de fluxo orgânico e pago e as palavras relacionadas. Aprenda com os erros e os acertos para ter a melhor experiência possível nas suas próximas ações.

6 – Invista em ferramentas para potencializar suas vendas, como o ERP e o marketplace

Nada melhor para tirar bom proveito das datas comerciais importantes do que ter um e-commerce estruturado e pronto para um pico no volume de vendas, e a forma mais eficaz de alcançar isso é utilizando ferramentas que o potencializam, como o ERP e o marketplace.

O ERP é um poderoso aliado do seu e-commerce, oferecendo uma gestão empresarial completa que complementa todas as áreas do seu negócio, desde o controle de estoque e a logística reversa até a integração com a plataforma de venda.

Embora seja um investimento, a contratação de um bom sistema pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma loja virtual, e contratar uma opção mais barata e menos eficaz que não se adequa à sua necessidade irá prejudicá-lo grandemente.

O marketplace, por sua vez, é uma ótima ferramenta que, integrada a um ERP como o da SOFTVAR, possui diversas vantagens, como o baixo custo com marketing, a visibilidade e credibilidade ganhas por vender em sites de renome como Americanas.com e Submarino, por exemplo, além do disparo em bases qualificadas de e-mail, monitoramento de preços, entre outras.

7 – Promoções não levam sempre ao lucro — use-as com cuidado!

Nem sempre o menor preço é a melhor pedida. Condições especiais podem predominar e a margem pode não compensar os gastos com divulgação, portanto pense muito bem e planeje antes de executar uma promoção.

Estude qual o melhor objetivo a ser alcançado baseando-se na necessidade atual do seu e-commerce, e tenha sempre em mente os riscos e benefícios que a ação pode trazer. Lembre-se: a promoção deve impulsionar o seu negócio, e não prejudicá-lo!

 

 

Fonte: E-Commerce News

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